A importância do crowdfunding em tempos de pandemia
A importância do crowdfunding em tempos de pandemia
Nos últimos anos, o crowdfunding tornou-se uma linha de salvação para aqueles que lutam com emergências inesperadas e dificuldades financeiras, particularmente ligadas a despesas médicas. Embora dados exatos sobre o número e o tipo de campanhas de crowdfunding afixadas a cada ano não estejam disponíveis, a maioria dos apelos são feitos para pessoas que lidam com despesas de saúde.
Durante os primeiros meses da pandemia – quando as comunidades entraram em lockdown, os empregos foram perdidos, os EPI eram escassos e as prateleiras das lojas foram esvaziadas – milhares de pessoas se voltaram para o financiamento online para atender às suas necessidades.
Enquanto muitos países lançaram um conjunto diversificado de campanhas, os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra lançaram o conjunto mais diversificado. As campanhas de EPI constituíram as campanhas mais lançadas em todos os países, exceto nos Estados Unidos e na Austrália. Esta constatação reflete a ampla cobertura que esta questão levantou em todo o mundo. De fato, durante o surto inicial da pandemia, o acesso aos EPI tornou-se um local de competição de fato entre países, províncias, estados e municípios.
Esta constatação apoia novamente a opinião de que muitos países estavam terrivelmente despreparados para fornecer suprimentos críticos de proteção aos trabalhadores da linha de frente da saúde. A Inglaterra viu o maior número de campanhas de arrecadação de fundos de EPI, representando 28% da categoria total de EPI, e 35% de todas as campanhas dentro daquele país.
Uma descoberta final é o alto número de campanhas de arrecadação de fundos hospitalares vistas na Itália, uma categoria marginal em todos os outros países. A Itália, entre um dos primeiros países mais atingidos pela pandemia, observou um grau relativamente desproporcional de arrecadação de fundos hospitalares com uma única campanha arrecadando mais de 400.000 dólares. Sofrendo de hospitais criticamente apertados e um alto número de mortes de médicos, a desproporção provavelmente é responsável pela grave falta de apoio médico que está sendo aumentada a tempo de abrigar os pacientes admitidos exponencialmente.
Ao examinar as campanhas de captação de recursos relacionadas à COVID-19 que mencionaram uma necessidade associada à pandemia, como um emprego perdido e uma necessidade de comida ou dinheiro de aluguel.
Durante a pandemia de Covid-19, as contas médicas são apenas parte do problema. Embora o tratamento fosse frequentemente gratuito, outras despesas relacionadas ao Covid-19, tais como perda de renda e a necessidade de equipamentos de proteção e cuidados infantis, forçaram muitas famílias a pedir ajuda on-line.
Em plataformas de financiamento, como na vida, o dinheiro gera dinheiro. Muitas vezes, empresas com fins lucrativos começaram a se beneficiaram das campanhas, e foram ajudadas por plataformas que destacavam as campanhas em sua página inicial ou promovia as mesmas através de seus canais. Dessa forma, os usuários menos perderam espaço nos sites de crowdfunding, frente a entrada massiva de grandes empresas na jogada.
Nas grandes plataformas convencionais de crowdfunding, acompanhou-se a diminuição do espaço dos pequenos empresários e pessoas físicas que desejam construir campanhas em seus sites.
A medida da desigualdade na distribuição do financiamento é impressionante. Sobre o coeficiente Gini, um índice para medir a igualdade na distribuição da riqueza onde 0 é perfeitamente igual e 1,0 é o mais desigual, as campanhas Covid-19 registradas como 0,88.
Não há dados confiáveis sobre a demografia daqueles que iniciam campanhas ou se beneficiam delas. Níveis mais altos de renda e educação estavam positivamente relacionados com a probabilidade de iniciar uma campanha, também.
Isto sugere que, além de não poderem alcançar doadores potenciais com carteiras maiores, aqueles que vivem em áreas de baixa renda podem estar enfrentando barreiras, tais como conexões pobres à internet, ou falta de familiaridade com plataformas de crowdfunding.
É aqui que o diferencial da Apoio Coletivo se faz ainda mais presente. A possibilidade de receber as campanhas dos mais variados tipos, sempre prezando pela liberdade individual e a democracia, proporcionam um espaço de acolhimento ímpar, que faz com que as pequenas campanhas sejam tão bem recebidas quanto grandes financiamentos públicos na plataforma.